Meu primeiro Ironman foi em 2003 e desde então participei de todas as edições até o ano de 2006. Desde então eu me dediquei mais às provas de corrida de aventura e por essa razão o triatlon ficou um pouco de lado.
Eu já havia pensado em retornar para o Ironman em 2009 porém alguns desencontros em todos os aspectos impediram esse retorno.
Um dos meus grandes objetivos no Ironman Brasil era tentar completar os 3.800m de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida abaixo de 11 horas. Na minha última participação em 2006 eu imaginava chegar perto das 11 horas mas uma queda da bike no km 60 da prova impossibilitou me que atingir meu grande objetivo, mas mesmo assim eu consegui cruzar a linha de chegada com 11h36min meu recorde pessoal até então.
Inscrição feita. Agora era só treinar, treinar e treinar.
No segundo semestre de 2009 fiz 2 provas de aventura (Chauas 300 e La Mision 150) e 2 provas de triatlon ( troféu Brasil e 1/2 ironman de Pirassununga) todas com o pensamento já no Ironman Brasil 2010.
Desde janeiro meu foco nos treinamentos foram voltados 100% para a principal prova do triatlon brasileiro que é realizada na praia do Jurerê Internacional em Florianópolis.
Eu fiz duas provas preparatórias em 2010, o Triatlon Internacional de Santos disputado nas distâncias olímpicas (1,5km/40km/10km) em fevereiro e o Long Distance de Caiobá (1900m/90km/21km) no final do mês de março.
Em ambas as provas tive uma ótima performance o que aumentava a minha confiança mas também a minha ansiedade para o que eu poderia fazer no Ironman.
Bom...viagem marcada para o dia 26 de maio, casa alugada e vamos com tudo.
Esse ano eu tive a companhia de dois amigos que fariam a prova pela primeira vez, o Daniel Kako e o Sidnei Silva.
Eu a Claudia (minha esposa/namorada/incentivadora/companheira/apoio) chegamos em Florianópolis por volta das 17 horas e seguimos direto para a Expo Ironman a meu pedido claro pois eu já queria sentir toda a energia que esse evento traz a para a ilha.
Pegamos as chaves da casa, nos alojamos, mercado, pizza e cama...afinal estávamos cansados da viagem.
Na quinta feira acordei por volta das 6:00 e fui nadar tanto para fazer o esqueleto mexer um pouco como para drenar um pouco da adrenalina e ansiedade.
O mar estava um espelho, praticamente uma piscina coberta. Uma hora de natação tranquila aproveitando para marcar alguns pontos de referência para melhor me orientar na etapa de natação no dia da prova.
Um ótimo café da manhã e descanso.
Fomos almoçar no Restaurante do Gugu (não tem nada haver com o apresentador) na praia do Sambaqui. Quem visitar a ilha vale a pena conferir.
No final da tarde marquei com outro amigo, o Sarhan um giro de bike afinal desde o domingo eu não pedalava.
O jantar da 5a feira foi um espetáculo à parte pois a Claudia tinha ido ao mercado municipal e comprou duas tainhas fresquinhas. Uma foi preparada no forno apenas com sal e a outra virou um sashimi indescritível.
O Daniel e o Sidnei chegaram na 5a a noite.
A torcida presente em 2010 além da Claudia era composta por: Tio Shiguero e Tia Yolanda (pais do Daniel), Glaucy e Pietra (esposa e filha do Sidnei), João e Juliana (alunos UPFIT)
Na 6a feira pela manhã acordei cedo mais uma vez para nadar, o dia amanheceu totalmente nublado e com garoa e assim ficou durante todo o dia.
Sábado, véspera da prova dediquei à organização de toda alimentação, logística e equipamentos, principalmente da bicicleta afinal eu passaria metade da prova em cima dela portanto não podia dar nada errado.
Ás 17 horas fui realizar o bike check-in junto com o Daniel. Nesse momento as bikes são numeradas e colcadas num local específico aonde passaria a noite toda.
O jantar foi servido por volta das 19 horas e tentei dormir cedo porque acordaria ás 4:00 horas, mas não consegui dormir. Fiquei me revirando na cama (coitada da Clau). Acho que peguei no sono por volta das 23:30.
Domingo 4:00 horas da manhã. Chegou o grande dia. Ao acordar lembrei de um dos meus posts no facebook: O ironman é mais ou menos assim, primeiro você sonha, depois você se compromete, se prepara, não vê a hora do dia chegar mas quando chega, fica pensando que uma semana a mais de treino não seria nada mal.
Mas naquele momento era a hora da verdade.
Bicicleta em ordem, sacolas de transição em ordem, roupa de neoprene já colocada, chegou a hora de cair um pouco no mar antes da largada, primeiro para aquecer um pouco, segundo para drenar um pouco da adrenalina.
5 minutos para a largada. Tentei me concentrar ao máximo visualizando a forma de como eu gostaria que o dia seria para mim.
7:00 da manhã. Foi dada a largada. A etapa de natação até a primeira bóia é uma questão de sobrevivência. Muita pancadaria afinal eram 1650 atletas nadando para um mesmo ponto.
Terminei a primeira parte da natação em 31 minutos, o que estava dentro das minhas expectativas.
A surpresa foi quando eu terminei a segunda parte, saí do mar e olhei para o relógio oficial e ele marcava 58 minutos. Pensei comigo mesmo: " noooosssaaaa nadei muito !" mas na minha opnião pós prova a etapa da natação tinha uns 250metros a menos. Mas tudo bem.
Procurei faze a primeira transição o mais rápido possível. Tempo 4min 50. (médio) rsrsrsr.
Na minha cabeça eu tinha uma coisa bem clara, que era tomar cuidado para não tomar nenhuma advertência por vácuo de besteira (coisa que aconteceu no Long Distance de Caiobá).
A etapa de ciclismo é composta por duas voltas de 90km. A primeira foi tranquila apesar do vento contra na volta do aerporto, mas nada que acabasse com as nossa energia e a completei em 2h30 minutos. Mais uma vez pensei comigo mesmo: "japonês você está louco, forçando assim você não vai chegar no final da prova".
Na segunda volta procurei diminuir o ritmo, o que não foi dificil pois o cansaço ja começava a se fazer presente.
Tempo da segunda volta: 2h47. Tempo total do ciclismo: 5h17. Ótimo tempo para quem tinha planejado pedalar entre 5h25 e 5h30.
Segunda transição feita em 5min20. Um pouco mais lenta porque uma parada no banheiro foi necessária.
Não sabia como minhas pernas iriam se comportar depois de um pedal mais forte do que o planejado.
A etapa da corrida é composta de 3 voltas, 1 volta de 21km mais 2 voltas de 10,5 km.
Na primeira primeira volta tudo ocorreu perfeitamente bem pois as pernas estava leves porém as coisas podem mudar a qualquer momento.
Eu havia deixado um tênis na sacola de apoio. Por essa razão durante 5 km eu fiquei pensando se eu iria trocar de tenis ou não. Acabei decidindo na hora ao pegar a sacola por trocar os tenis.
Foi a decisão certa.
Na segunda volta o ritmo caiu um pouco mas nada que comprometesse meus objetivos. Quando a terminei caminhei por uns 30 metros respeirei fundo e iniciei a última volta de 10,5 km.
Nesse momentos as pernas já estavam bem doloridas e pesadas. Na minha cabeça eu dividi esse treço em 3 partes. 1- até o km 36, 2- até o km 39 e Linha de chegada.
No km 36m da corrida para fazer xixi mais uma vez e aproveitar para descansar. Nesse momento um conhecido que passada de bicicleta me disse que faltavam apenas 6km e que não deveria mais parar. Aquilo me deu mais força para vencer as dores e cansaço mental.
Essa fadiga mental se fez presente nos últimos 17 km pois senti até sono o que me obrigava a todo posto de hidratação a jogar um copo d´água na cabeça.
Do km39 até a chegada era apenas uma reta e eu avistava os prédios do Open Shopping. Daquele ponto seria apenas 1km para o final da prova.
Estava tão cansado, tão cansado que pensei: " caramba ainda faltam 3km para acabar". Na verdade faltavam APENAS 3km.
Quando estava no km 40 um outro competidor começou a correr do meu lado e me disse: " vamos cara faltam apenas 2km para você, para mim ainda falta mais uma volta. !!! Vamos cara, você vai terminar essa prova com luz do dia o que não é para qualquer um"
Vocês não imaginam a motivação que esse cara me deu. Ele me puxou praticamente até a linha de chegada.
A Claudia estava me esperando próximo à linha de chegada pois eu queria que ela cruzasse o pórtico de chegada junto comigo. Dito e feito.
Finalizei a prova em 10h22. Meu recorde pessoal. Inacreditável! Inesquecível !
Gostaria de agradecer primeiramente à Claudia, minha esposa, namorada, apoio, incentivadora. Sem a paciência dela não seria possível me preparar com eu me preparei para a edição 2010 do IRONMAN BRASIL.
Agradeço ao Tio Shiguero, Tia Yolanda, João e Juliana pelo apoio durante a prova.
Agradeço aos meus pais e irmãos.
Agradeço à minha equipe de aventura pela paciência afinal não competi nenhuma prova de aventura desde dezembro de 2009.
Agradeço aos meus amigos que me enviaram mensagens de incentivo a todo momento durante a prova, email e torpedos.
Simplesmente Muito Obrigado a todos !!! Em 2011 tem mais!!!
Sidney Togumi