No último domingo dia 28 de fevereiro participei do Triatlon Internacional de Santos, prova com distâncias olímpicas, isto é, 1500m de natação, 40 km de ciclismo e 10km de corrida.
Tudo começou uma semana antes da prova pois até então eu não havia decidido se iria participar ou não da prova como preparativo para o Ironman Brasil 2010, meu principal objetivo para o primeiro semestre.
Decisão tomada, inscrição feita, agora não tem mais volta e vamos com tudo.
Confesso que eu estava ansioso pois queria fazer uma boa prova, principalmente porque venho de uma boa rotina de treinos apesar destes, não serem específicos para as distâncias olímpicas.
Sábado (véspera da prova) sai de São Paulo por volta das 14 horas rumo à cidade de Santos pois teria que retirar o kit da prova até a 19 horas e também assistir ao briefing da prova porque já fazia 3 anos que não participava da prova e não sabia se havia mudado alguma coisa.
Por sorte eu fiquei hospedado em um apartamento (de familiares) que era praticamente dentro da área de transição. Por essa razão ganhei alguns minutos de sono.
Depois de um bom espaguete à bolognesa no jantar e um pouco de TV fui descansar o corpo para o dia seguinte. Minha largada seria as 8:40 da manhã portanto eu acordei as 6:30 tomei um rápido café e fui levar minha bike na àrea de transição.
Depois de tudo organizado na transição retornei ao apartamento para colocar o novo uniforme da UPFIT, tomar os suplementos, concentrar e ai sim dirigi-me ao mar para aquecer um pouco.
As 8:40 em ponto foi dada a largada da minha categoria (35 a 39 anos). Aparentemente a natação não estava difícil mas confesso chegar na primeira bóia de referência, foi uma eternidade. Estava nadando num ritmo bom e me sentia muito bem. Eu esperava completar a etapa da natação entre 24 e 26 minutos.
Quando coloquei os pés da areia e olhei para o relógio, a primeira surpresa, 28 minutos. Pensei "caraca" nadei muito mal, nesse momento ouvi alguém dizer para alguém: " não se preocupa porque estava mais longo memso".
Foi um alívio ouvir aquilo e resolvi acreditar para me manter motivado. hehehehe
Corri em direção a área de transição, vesti o capacete e fui pedalar. Detalhe, o primo da Claudia havia largado 5 minutos na minha frente e rola uma competição sadia entre nós quando nos encontramos na provas.
Iniciei o ciclismo num ritmo moderado, esperando o corpo se adaptar à modalidade. Resolvi me hidratar e nesse momento a segunda supresa, como eu havia colocado as garrafinhas no congelador no dia anterior pois assim eu teria líquido gelado por mais tempo, ao me hidratar só conseguir beber alguns pingos de isotônico pois o mesmo ainda não havia descongelado.
Eu ria sozinho em cima da bike. Minha hidratação no ciclismo foi praticamente à conta gotas até o km 20, onde haveria reabastecimento de água. Pensei...invisto muito dinheiro numa bike leve e depois fico carregado dois blocos de gelo e ainda por cima sem conseguir me hidratar e suplementar. hahahahahahha
Fiz um ótimo pedal com média de 38.2km/h, fiquei muito contente e ao mesmo tempo apreensivo pois não sabia como minhas pernas iriam corresponder na hora da corrida.
De volta a área de transição deixei a bike, calcei os tênis (estréia do Newton em provas) e saí correndo, quando nesse momento o Daniel (primo da Clau) me passa na transição para deixar a bike e diz: "vou tentar de pegar"
Fiz uma ótima corrida para os meus parâmetros e consegui completar os 10km em 45 minutos.
Quando cruzei a linha de chegada a 3a surpresa, fiz meu melhor tempo em distâncias olímpicas 2h15 minutos de prova conquistando a 24o colocacão na minha categoria e 111o colocação na classificação geral.
Fiquei muito contente e esse resultado me da mais motivação e confiança para o Ironman Brasil 2010. O próximo desafio será o Meio Ironman de Caioba no dia 11 de abril.
Até a próxima
Sidney
Quando eu crescer quero ser igual a vc! rsrsrs
ResponderExcluirParabéns!
Mafê
sidão parabéns pela prova em caiobá se continuar assim para o iron terá o melhor tempo de todos!!
ResponderExcluirBoa Sorte!
abs. sylvio medeiros