segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ironman Brasil 2011 - Relato de Rodrigo Galleti








Bom também gostaria de contar a minha história sobre a participação no IRONMAN BRASIL 2011, que teve inicio no IMB 2010, aonde fui apenas trabalhar na feira do evento, no decorrer da semana dois amigos (Mario Loco e Mauricio Pessioni) começaram a apostar comigo se eu teria a coragem de fazer a prova “ e adivinha no que deu essa aposta”, na segunda feira após a prova de 2010 estava encaminhando aos dois o comprovante de inscrição. Após esse dia a minha vida mudou, lá mesmo em Floripa conheci o Sidney através do Mario e que após dois meses acabou virando meu treinador, amigo, companheiro, pai, irmão, anjo da guarda, etc...
Fora a loucura de fazer a minha inscrição no IRON, que era um sonho que jamais achei que realizaria, por ter que dedicar bastante tempo do meu dia a dia para treinos, fui obrigado a comprar uma bike, tênis, roupa de borracha, óculos de natação, mais muita, muita coisa que tive que economizar e lutar para conseguir e que graças a Deus contei com a ajuda do meu irmão Felipe.
A partir daí comecei a treinar sozinho, mas algo estranho estava acontecendo, eu me machucava toda hora e nem tinha idéia do que estava fazendo. Quando fui participar de um evento realizado pela ex-empresa que trabalhava, acabei encontrando o Sidney e contei a ele que estava sempre machucado e que tinha muita vontade de realizar essa prova e com um bom tempo, ele olhou para mim e disse vou treinar você, no começo, achei que fosse mentira, mas não era, realmente começamos a treinar. Certo dia após alguns meses de treino disse ao Sidney: “ não vou desapontar você e vou tentar fazer uma excelente prova, terá orgulho e ainda me verá no Hawaii.”
Em agosto começamos a trabalho rumo ao IMB 2011, por que tínhamos uma batalha a vencer pois nunca havia corrido mais do que 10 km. Nesse longo período até o dia da prova o Sidão foi me preparando e treinando, praticamente realizamos quase todos os treinos juntos, resumindo viramos uma dupla, ou melhor virei um filho de 30 anos dele....rsrsrs.
Também desse período fiz varias amizades em especial ao do Jorge Negão (mais um Pai que arrumei), sempre cuidando e dando forças para vencer a batalha dos treinamentos e dores a serem superadas. Em especial uma frase que ele criou que me motivava sempre “Rodrigão um Leão na bike e um Gatinho na corrida...rsrsrs”. Resumindo tinha que melhorar a minha corrida.
Esses amigos também me ajudaram varias vezes em superar a vontade de desistir por causa dos longos e longos treinos.
Enfim dia 24/05 partimos para Floripa comemorando o aniversário do Sidão dentro do carro e para ir a busca do meu grande sonho “Cruzar a linha de chegada...”.
Lá em Floripa passamos 5 dias antes de realizar a prova, 5 dias bem nervosos e com a ansiedade muito grande, porque a prova necessita de uma organização e cuidados com equipamento e suplementação que qualquer erro pode estragar 1  ano de treinamento, mas mesmo assim ainda não tinha caído a ficha, tudo era festa. Realizamos alguns treinos para checar equipamentos e manter nosso corpo ativo e também para aliviar um pouco a tensão.
Contamos com a ajuda da Claudia esposa do Sidão que cuidou de mim como um filho, preparando as nossas refeições, tirando foto, mantendo a calma e ansiedade do pessoal. Agradeço muito minha conquista à ela.
Sábado, véspera da prova tudo preparado e checado, milha família já ao meu lado (mamãe, papai, Felipe e Rogério), deitei para dormir, achei que não iria conseguir por causa da ansiedade mas dormi bem, provavelmente por toda segurança e confiança que todos ao meu lado passavam. 

Domingo às 4:00 da manha o despertador tocou, abri os olhos e a ficha caiu, nossa chegou o grande dia e o nervosismo bateu de jeito incrível, tomamos café e fomos para a pintura do número ao corpo e acabar de colocar a suplementação nos lugares corretos. Caminhamos para colocar a roupa de borracha e em seguida para aquecimento e largar, quando Sidão puxa uma cadeira e diz para eu sentar. “ Com sabias palavras ele me acalmou e disse que estava pronto e que confiava que iria cruzar a linha de chegada, para realizar uma prova cabeça sem nenhuma loucura pois a prova é composta por três esportes e temos que equilibrá-los e que conquistasse meu sonho...”. Não sei se ele percebeu mas lágrimas começaram a cair, por que para mim foram palavras não só da pessoa que me treinou, mas de uma pessoa que durante todo esse tempo foi irmão, pai, amigo, técnico, resumindo foi especial.
Caminhamos para a largada dei um beijo em meus pais e me posicionei para começar a prova, fiquei com medo de sair com faixa no peito e apanhar da galera que vem atrás mais mantive a coragem e larguei bem na frente, a largada é dada no IMB quando o sol nasce logo atrás das montanhas, uma visão das mais lindas do mundo, assim que ele começa aparecer, olho para o céu e peço a DEUS proteção e que o resto ele poderia deixar comigo, o sol nasce e a largada é dada.
Não quis sair com relógio então nem sei qual o tempo que fiz na primeira metade da natação, única coisa que eu sei é que sai da água para contornar e voltar a nadar e tinha muita gente atrás de mim, fiquei feliz não era o último. Terminando a segunda metade que estava um pouco mais difícil por causa das condições do mar, cheguei na areia, enfim menos um esporte a fazer, olhei para o relógio da prova e marcava 1:05, pensei “ MEUS DEUS FUI BEM”, chegando na transição encontro o sidão terminando de colocar as coisas e partindo para bike, parti logo em seguida.
Próximo do km 80 encontro o Sidão e juntos fomos quase até o km 90 na companhia da Fernanda Keller, mas não sei por qual motivo tive que parar para tomar uma punição por pegar vácuo, assim eles abriram um pouco mas sempre acompanhei eles no visual, fiquei um pouco com medo na segunda metade do ciclismo em razão dessa punição e caso tomasse mais uma, seria desclassificado então fui mais conservador.
Próximo do km 120 estava ventando muito e comecei a me sentir muito cansado e meu psicológico foi lá em baixo achei por alguns minutos que não iria acabar a prova se no ciclismo que é meu forte já estava com essa dificuldade imagina na maratona, mas esse problema foi superado com o apoio dos amigos que passavam por mim e gritavam na rua, completando o ciclismo em 5:27.

Chegando na transição tive que pagar a penalização de 5 minutos pela punição do vácuo, aproveitei para alongar e hidratar um pouco, após essa punição coloquei o tênis e sai para correr, novamente não quis relógio e comecei a correr e a única referência que eu tinha era a de querer chegar de dia, e  isso daria em torno de 11:00 de prova.
 Na corrida achei que teria bastante dificuldade, mas com apoio dos amigos e com a bela suplementação que elaborei para realizar a prova fui superando cada km, quando abri a última volta de 10 km olhei para o relógio da prova e estava marcando 9:46, pensei vou ter que correr esses últimos em 1 hora, ai fui eu. Quando apontei na fita da chegada não agüentei de emoção e comecei a chorar e a menos de 300 metros da chegada meus pais estavam me aplaudindo e gritando você é um IRONMAN, peguei na mão do meu irmão e do Rogério e levei os dois para cruzar a linha de chegado comigo.
 Ao cruzar a linha de chegada, olhei no relógio da prova e marcava 10:50 não sabia se chorava ou ria mas a sensação que estava sentindo era inexplicável. Na saída fui abraçado por meus pais e amigos os quais eu amo muito.
Gostaria de agradecer ao Sidney por cuidar de todos os meus treinos e tbm de mim.
Claudia, por cuidar e preparar todas as nossas refeições e por acalmar a nossa ansiedade pelas ajudas nas provas....QUERO COCA-COLA...rsrsrsrs.
Rogério e Felipe, meus irmão que apoiaram e ajudaram sempre na hora que precisei e nada mais justo vocês cruzarem a linha de chegada comigo.
Mãe e Pai, por agüentar sempre as loucuras que eu faço, mas uma coisa eu digo, eu só quero é ser feliz...
Aos amigos, Jorge Negão, Rogério Boca, Ana, Fê Garcia, Thaty Porto, Guilherme, Mario Loco, Mauricio Pessione, Marcão, Lili, etc, pelo apoio, segurança e pelos gritos de incentivo nos treinamentos e durante toda a prova.
O obrigado a todos que não estão descritos aqui e que fizeram parte dessa conquista.
Guardem essa frase: “ Toda prova tem um fim, mas as amizades feitas durante esse processo ficam para sempre...”. Obrigado 


Rodrigo Galleti







Um comentário: